Congresso O que de Verdade Importa
05-04-2016
Decorreu hoje na Casa da Música, a 2ª edição no Porto do Congresso "O que de Verdade Importa”.
Numa sala cheia as nossas alunas do secundário tiveram a oportunidade de ouvir em primeira mão testemunhos de vida absolutamente impressionantes.
Para começar assistiram a uma pequena apresentação do grupo “Som da Rua”, projeto do Serviço Educativo da Casa da Musica.
O Congresso começou com as boas vindas do Presidente honorário da cidade do Porto, o músico Miguel Araújo, seguindo-se o primeiro orador Paulo Azevedo.
Tendo nascido sem braços e sem pernas, Paulo salientou a importância da família e dos amigos para aprender a aceitar-se e a lutar pelos seus objetivos. Com os valores incutidos pela família e o seu exemplo de vida, procura demonstrar às pessoas que ser diferente não significa ser inferior.
O segundo orador Jaume Sanllorente, natural de Barcelona e jornalista de formação, é fundador da ONG “Sonrisas de Bombay”. Numa viagem como turista à Índia conheceu um pobre orfanato em vias de fechar. Profundamente incomodado com a realidade que descobriu, deixou a sua vida em Barcelona e mudou-se para Bombaim. Tendo impedido o encerramento do citado orfanato, fundou esta ONG que luta contra a pobreza e exploração sexual de crianças e que atualmente ajuda mais de 5000 pessoas.
O que de verdade importa para Jaume é ser útil aos outros. Aos inúmeros jovens que participaram no Congresso disse que não precisam de sair de suas casas para fazer a diferença e que é importante saberem que poder estudar é um privilégio que nem todas as crianças têm acesso.
O último testemunho foi de Pedro Castro que falou sobre o seu passado com o consumo de drogas. Pedro considera-se um afortunado e muito feliz. Com um percurso de vida marcado por muitas quedas e muitos recomeços, Pedro assinalou dois marcos determinantes para a sua recuperação: a perda de um filho e o encontro com Deus. Atualmente é CEO de uma empresa, tem duas filhas casadas e avô.
Agradecemos à Fundação O QueDeVerdadeImporta por trazer à nossa cidade esta maravilhosa iniciativa e aos oradores por terem partilhado connosco as suas histórias de vida.