Acesso ao Ensino Superior – contributos para novas dinâmicas
19-05-2021
Decorreu no passado sábado o Colóquio “Acesso ao Ensino Superior – contributos para novas dinâmicas”, uma iniciativa das Alunas do Secundário do Horizonte, com o objetivo de promover uma reflexão sobre o impacto destes processos na educação.
A sessão de abertura, “Quando for grande não quero ser…”, orientada por Laurinda Alves, foi um mote altamente inspirador para uma manhã repleta de aprendizagens, sugestões e partilhas. Impossível não nos sentirmos desafiados a pensar e a crescer por uma oradora tão apaixonante, que, como sempre, prendeu o público do primeiro ao último segundo, deixando inúmeras pistas de melhoria pessoal para todos aqueles que querem deixar uma marca positiva no mundo.
Seguiu-se uma reflexão orientada por Alunas do 12º ano, intitulada “Limitações e oportunidades na primeira pessoa”. Percorrendo todos os continentes, pudemos observar diferentes modelos de acesso ao Ensino Superior e pensar sobre o que levará várias universidades de prestígio internacional a valorizar na entrada mais do que médias e classificações obtidas em exames. Confiantes e inspiradoras, as Alunas do 12º ano revelaram uma grande capacidade de espírito crítico e uma vontade intrínseca de olhar para o futuro com otimismo e esperança.
Na segunda parte do Colóquio, a reflexão seguiu com a mesa-redonda orientada por Alexandre Homem Cristo, que, de forma muito dinâmica e envolvente, conseguiu trazer ao palco deste Colóquio o seu interessante percurso na busca de melhoria e crescimento na área da educação. A discussão foi extramente enriquecedora, contando com contributos de diferentes áreas: Diana Soares (professora no Ensino Superior – Universidade Católica), Pedro Leão (psicólogo), Carlota Carneiro (aluna do 12º ano – Colégio Horizonte), Tomás Carneiro (aluno do Ensino Superior - Universidade Católica) e Manuel Moreira (empresário – Grupo Jerónimo Martins).
A manhã foi concluída com a sessão “Mitos e possibilidades do sistema de acesso ao Ensino Superior”. Com uma vasta experiência na área da educação, Rodrigo Queiroz e Melo expôs, de forma muito incisiva, a complexidade deste tema e deixou várias sugestões de reflexão para um debate que ainda agora começou.
Muito agradecemos a todos os que colaboraram com o Colégio Horizonte, tornando possível a realização deste Colóquio.
O feedback que recebemos daqueles que puderam assistir presencialmente e em direto via YouTube foi extraordinário. Convidamos todos os que não puderam estar connosco nesse momento a fazê-lo agora, em diferido, através do link https://www.youtube.com/watch?v=IIhXqoBHnTY
Os Colégios Fomento vivem, na sua essência, um projeto de educação integral e completa, em que cada pessoa pode aspirar à melhor versão de si própria e, desse modo, contribuir para um mundo melhor. É neste contexto que continuaremos a procurar inovação e qualidade na área da educação.