11.º ano a Caminho de Santiago
31-03-2026
Entre os dias 23 e 27 de março, a turma do 11.º ano do Colégio Horizonte realizou a Peregrinação a Santiago de Compostela, percorrendo, a pé, o trajeto desde Vigo até à Catedral (cerca de 100 km). Esta iniciativa proporcionou uma vivência intensa de fé, marcada por momentos de oração, reflexão e partilha, ao longo de cada etapa do Caminho Português da Costa.
Ao longo dos vários dias de caminhada, as alunas foram desafiadas a superar o cansaço físico, encontrando no espírito de grupo e na entreajuda, a força necessária para prosseguir. As paisagens, o silêncio do percurso e as dinâmicas de grupo contribuíram para um ambiente de recolhimento e de crescimento pessoal, reforçando laços e promovendo uma experiência significativa de introspeção. A expressão “o Caminho é oração em movimento” sintetiza, de forma clara, a essência desta vivência.
A chegada a Santiago de Compostela foi particularmente emocionante, culminando no simbólico abraço ao Apóstolo e na obtenção da Compostela, sinal do percurso realizado. Este momento final, vivido com grande intensidade, encerrou uma experiência que ficará, certamente, na memória de todas, não só pelo desafio superado, mas, sobretudo, pelo crescimento humano e espiritual alcançado, refletindo os valores que o Colégio procura cultivar nas suas alunas.
