Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Cookies

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fechar    Colégio Candidaturas Oferta Educativa Informações Alumnae Pais e Alunos
COLÉGIO HORIZONTE

Pré-Escolar

Optimist – um projeto de vanguarda

Em 1997/98 iniciou-se, nas Infantis dos Colégios Fomento, a implementação, através do Projeto Optimist, de um programa de estimulação orientada que proporciona aos nossos alunos dos 3 aos 5 anos de idade as condições necessárias para que atinjam níveis ótimos de maturidade, desenvolvimento e aprendizagem. O Projeto desenvolve-se tendo presente que os primeiros anos de vida são um período de uma grande plasticidade neurológica e psicológica, em que a criança tem um enorme potencial de aprendizagem a todos níveis, intelectual, físico, social e moral. Os passeios de aprendizagem, as audicões musicais, os programas integrados de leitura e escrita e de desenvolvimento lógico-matemático, a aprendizagem do inglês e a orientação e educação moral são algumas das vertentes do Projeto Optimist, que criam um ambiente em sala de aula rico em estímulos e potenciador da criatividade das crianças.

 


Acreditamos que os primeiros anos de vida são um período de grande plasticidade neurológica e cognitiva, em que a criança aprende com naturalidade, rapidez e agrado.

Nas infantis dos Colégios Fomento desenvolvemos um Projeto que oferece às crianças uma estimulação rica e organizada para que alcancem, segundo as condições pessoais de cada uma, níveis ótimos de maturidade, desenvolvimento e aprendizagem. PROJETO OPTIMIST.

 

Desenvolve a capacidade de auto-domínio e inicia a formação do carácter da criança, mediante o exercício, adequado à idade, da ordem, da obediência, da justiça, da sinceridade, do trabalho, da generosidade, da sobriedade e da responsabilidade, baseados numa matriz cristã de visão da vida e da sociedade


 Promove o desenvolvimento da memória e a compreensão verbal, por meio de contos, poesias, canções, e jogos de linguagem. 

Previne dificuldades de aprendizagem ligadas à leitura e permite que cada criança, de acordo com o seu próprio ritmo, aprenda a ler e a escrever.


 Favorece o desenvolvimento do conhecimento lógico - matemático, através do manuseamento de objetos e explorando as relações que existem entre eles.


 O Programa Small Bird facilita a aprendizagem natural do Inglês, aproveitando o período mais sensível para a aquisição de uma segunda língua, com o mínimo de esforço, e procurando activar as destrezas verbais e cognitivas. 


 Estimula o desenvolvimento neuromotor, actuando na prevenção de problemas de leitura e escrita.


 Despertam a curiosidade por tudo o que rodeia a criança, desenvolvendo nela a capacidade de observação e estimulando o gosto pelo conhecimento do meio ambiente.


 Potenciam e respeitam o ritmo de aprendizagem pessoal, ao mesmo tempo que desenvolvem competências ao nível do trabalho de equipa, do espírito de entre-ajuda e liderança.


 Favorecem o desenvolvimento da perceção discriminativa ao nível da audição e a sensibilidade estética. Facilitam a aprendizagem de idiomas, ampliando o registo de sons pela criança.


 Estimulam a inteligência da criança e desenvolvem a capacidade de atenção activa e a memória, ampliando o vocabulário e os conhecimentos de cultura geral.

 

 

Notícias

2 Dezembro 2019

7º ano no Planetário

1 Dezembro 2019

Banco Alimentar

29 Novembro 2019

Prémio P. Nuno Burguete

mais notícias

Eventos em Destaque

13 Dezembro 2019

Celebração de Natal da Infantil

14 Dezembro 2019

Convívio de Natal

14 Dezembro 2019

Convívio de Natal