Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.

Cookies

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Fechar    Colégio Candidaturas Oferta Educativa Informações Alumnae Pais e Alunos
COLÉGIO HORIZONTE

Projeto Educativo

O Projeto Educativo dos Colégios Fomento tem como objetivo proporcionar aos alunos uma educação integral e completa, inspirada na conceção cristã do homem e da vida, no âmbito duma estreita colaboração das famílias com o centro educativo, em unidade de projeto, tarefas e dedicação. O Projeto Educativo está alicerçado em quatro princípios estruturantes: 

  • A educação personalizada; 
  • A formação integral; 
  • Uma forte relação Família-Colégio; 
  • O desenvolvimento conjugado e interactivo das aptidões de alunas, professoras e pais. 

Destes princípios resulta uma matriz ampla mas coerente, com objetivos definidos, e um processo integrado e harmónico – que são guia do trabalho de pais, professoras e alunas, no âmbito curricular e extra-curricular.

Para tanto dispõe o Colégio Horizonte de uma estrutura na qual se articulam as atividades docentes, com as atividades de formação integral, personalizadas através de precetorado, em intercâmbio permanente com as famílias de cada aluna.

Por sua vez as famílias estão organizadas num quadro de colaboração, em função das turmas, dos anos e dos ciclos de ensino, com as suas atividades e ações de formação próprias.

Este trabalho conjunto orienta de forma coerente todos os esforços na educação pessoal de cada aluna. É esta harmonia real entre a escola e a família que torna possível o enraizamento consequente dos valores fundamentais e a sua afirmação na vida escolar, no acesso ao saber, à profissão e à cultura e no exercício da cidadania e da liberdade. 

 

Educação Diferenciada

O COLÉGIO HORIZONTE seguindo o ideário dos COLÉGIOS FOMENTO oferece às suas alunas um projeto educativo inovador e exigente que utiliza o modelo de EDUCAÇÃO DIFERENCIADA. 
A opção por este modelo - apoiado pelos estudos de inúmeros investigadores internacionais - pretende, no contexto de uma educação personalizada, potenciar os aspectos positivos de cada sexo.

Podemos sintetizar as vantagens da Educação Diferenciada: 

  • Permite um melhor e mais harmónico desenvolvimento da personalidade. Como os rapazes e as raparigas têm um ritmo de desenvolvimento diferente (as raparigas amadurecem muito mais cedo), é de toda a conveniência que sejam acompanhados de modo diferente na escola. 

  • Melhora o processo de socialização. O nosso modelo permite superar com vantagem os estereótipos de conduta femininos ou masculinos – entre outros, os que dizem respeito à escolha de matérias consideradas tradicionalmente masculinas (física, matemática) ou femininas (artes, literaturas). 

  • Incrementa a excelência. Ao ter em conta os diferentes processos de maturação biológica e psicológica, criam-se as condições para se conseguir um maior rendimento académico. Note-se, por exemplo, que no Reino Unido entre as 50 escolas com melhores resultados, 36 são escolas de Educação Diferenciada públicas e privadas. 

  • Aumenta a auto-estima, sobretudo nas raparigas. Não se trata pois de uma educação “segregadora”como a escola de meados do século XX que ensinava lavores às raparigas e matemática aos rapazes. As escolas de educação diferenciada atuais são centros de alto rendimento académico, escolas que potenciam ao máximo a formação intelectual, social e humana de rapazes e raparigas abrindo-lhes as portas para uma realização profissional em plano de igualdade.

Atualmente dispõe-se de uma vasta informação sobre Educação Diferenciada. Destacamos os seguintes endereços web:

http://www.diferenciada.org (É uma página em língua espanhola que contém numerosos artigos, notícias, perguntas e respostas, artigos de especialistas, indicação de livros, etc.)

http://www.easse.org (European Association Single-sex Education)

http://www.gsa.uk.com (Girls’ Schools Association)

http://www.oidel.ch/ Oidel (Organização não governamental, consultora da ONU e Unesco)

 

Uniforme 

O uso do uniforme é uma ação de formação importante no projeto educativo dos Colégios Fomento e é obrigatório em todas as atividades escolares, quer se realizem no interior do Colégio, quer no exterior.

Nas aulas de Educação Física é obrigatório o uso do equipamento de desporto próprio do Colégio.

As diversas peças do uniforme podem ser adquiridas no El Corte Inglés.

Notícias

16 Outubro 2017

Let´s do it!

12 Outubro 2017

Passeio dos 4 e 5 anos

mais notícias

Eventos em Destaque

21 Outubro 2017

Let´s Follow! _Recoleção

25 Outubro 2017

Let´s learn!

30 Outubro 2017

Semana da Pausa de Outono