Capelania

O projeto educativo que levou à fundação dos Colégios Fomento deve-se em grande parte ao estímulo de S. Josemaria Escrivá de Balaguer para que os pais tomassem parte ativa na formação escolar dos seus filhos, garantindo que esta não fosse alheia aos valores cristãos.

Vendo a conveniência de que cada colégio tivesse um capelão e que fosse lecionada a disciplina de Religião, estabeleceu-se um protocolo com a Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei, pelo qual esta se ocupa da nomeação dos capelães e dos professores de Religião nos colégios Fomento.

A espiritualidade desta instituição da Igreja Católica esteve presente, desde o princípio, na iniciativa responsável dos pais promotores, assim como na finalidade e no estilo educativo dos colégios.

Os capelães seguem as normas pastorais das autoridades eclesiásticas da diocese e integram-se, seguindo as diretrizes da Direção, na tarefa conjunta do Colégio. Com o seu trabalho sacerdotal, cooperam para que o espírito cristão esteja presente na formação que se proporciona aos pais, às professoras e às alunas, com pleno respeito pela liberdade das consciências.

Na educação intelectual e do caráter, contribuem para conseguir uma síntese entre a fé cristã e a cultura humana, em colaboração com as professoras de Religião, as professoras das restantes áreas docentes e as precetoras.

Missa: 2º, 3ª, 4ª,  5º e 6ª  feira,  às 12h40, na Capela do Colégio Horizonte, com a assistência de diversos grupos de alunas.

Recoleção para Mães, Professoras e Alumni:

•          na terceira terça-feira de cada mês das 13h15 às 14h30
  •          no terceiro sábado de cada mês das 10h30 às 12h30 (com Missa às 12h00).

Retiro Espiritual de fim de semana para mães: em datas e locais a indicar oportunamente.

Para os Pais, organizam-se atividades semelhantes juntamente com os Pais do Colégio Cedros.

Os Capelães também estão disponíveis para atender espiritualmente os pais que o desejarem.

A Capelania do Colégio Horizonte, no ano letivo 2015/2016, está constituída pelos seguintes sacerdotes:

Pe. VÍctor Gonzalo, Coordenador da Capelania do Colégio Horizonte - 2ª, 3ª , 4ª e 6ª feira, das 9h30  às 13h00;

Pe. Jesus Gomez Pablo - 5ª feira, das 9h30 às 13h00.

Coordenador da Capelania dos Colégios Fomento: Pe. João Fonseca Pires.

Email da Capelania:  capelania@colegiohorizonte.pt

16 Outubro 2017